12 de mai. de 2010

SEJA UM DOADOR! Contribua para que vários pacientes voltem a sorrir!

Em 2009, 31 pacientes foram beneficiados por cirurgias de transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e resgataram a qualidade de vida que achavam, estar para sempre perdida. Hoje, completamente reabilitados, eles têm muito a agradecer aos doadores que permitiram que isso acontecesse. Assim como eles um dia precisaram de uma doação de ossos, muitos outros esperam pela mesma oportunidade. Infelizmente, há milhares de pessoas nesta fila em todo o país. Atualmente, somente no único Banco de Ossos público do Brasil, localizado no INTO, órgãos do Ministério da Saúde, existem 595 pessoas aguardando por cirurgias de transplante ósseo.
São pacientes que apresentam tumores ósseos que necessitam desse tipo de transplante para que a cirurgia de amputação seja evitada. Há também pessoas com próteses de quadril ou de joelho que devem ser trocadas devido ao desgaste do material.  Muitos deles perdem a capacidade de locomoção devido ao agravamento do problema, em função da falta de doação para a realização da cirurgia. Existem ainda, na fila de espera, crianças portadoras de graves deformidades da coluna vertebral que necessitam de cirurgia corretiva, entre outros casos.


BANCO DE OSSOS


O Banco de Ossos do Into tem  capacidade de armazenamento e processamento de tecido para realização de cerca de 600 transplantes por mês. No entanto, devido à carência de doadores, o número de cirurgias vem caindo a cada ano.
Se você quer ser um doador de ossos e tecidos, comunique essa vontade à sua família. Isso porque, quando ocorrer o óbito, a cirurgia para retirada do osso somente poderá ser efetuada com a autorização de parente próximo ou representante legal do doador. É importante, ainda, esclarecer que, após a retirada dos ossos, o corpo do doador é reconstruído de forma que sua aparência seja totalmente preservada. O processo de doação é também muito seguro para quem recebe. Diversos exames são realizados para afastar os riscos de transmissão de doenças infecto-contagiosas que possam comprometer a saúde do receptor.

DIVULGUE ESTA IDÉIA!

(Fonte: Into : http://www.into.saude.gov.br/)

0 comentários:

Postar um comentário